![]() ![]() |
Nov 18 2008, 07:33 PM
|
|
![]() Novato ![]() ![]() Grupo: Membros Posts: 149 Registrado: 1-January 07 Membro nº: 207 Especialidade Maker: Programador |
Tensão Abaixo de Zero
Jogo completo, download gratuito Autores: André César Medeiros e Glauber Kotaki Rodrigues (pra quem lembra da época da GB, a dupla do mal STALTZ e Seven) Gênero: Plataforma / Puzzle (estilo Prince of Persia clássico) Descrição: Uma equipe de dois escaladores, Alan e Victor, está se aventurando numa escalada perigosa rumo ao pico de uma montanha "eight-thousander". No meio do desafio, Victor erra um passo e cai inesperadamente penhasco abaixo. O jogador deve controlar Alan, desafiado a descer e resgatar o colega, em um ambiente nada amigável e repleto de obstáculos e armadilhas naturais, entre elas passagens estreitas e paredes íngrimes, contando apenas com o rarefeito oxigênio das montanhas. Screenshots: ![]() ![]() ![]() ![]() Download Curiosidades: O jogo foi feito em aproximadamente 2 meses especificamente para um festival (concurso) de jogos independentes do Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento de Jogos (SBGames 2008: http://www.inf.pucminas.br/sbgames08/ ) realizado de 10 a 12 de novembro em Belo Horizonte. Ganhamos em 2º lugar na categoria jogos para PC. Fizemos o jogo pensando constantemente em deixar ele simples, fácil de jogar, e interessante, mas não conseguimos fazer isso muito bem. Frequentemente os jogadores ficavam frustrados nas mortes do personagem, o clima do jogo era muito tenso e haviam poucas recursos de recompensa ao longo do jogo, e nem todo mundo achou os desafios fáceis, além do personagem não poder pular. 519 emails foram trocados entre eu e o Seven, e o desenvolvimento foi todo em C++ com Allegro. Olha só nossa cara: http://img152.imageshack.us/img152/7453/1963iu7.jpg Este post foi editado por STALTZ: Nov 21 2008, 01:06 PM -------------------- |
|
|
|
Nov 18 2008, 07:37 PM
|
|
![]() Veterano ![]() ![]() ![]() Grupo: Membros Posts: 274 Registrado: 17-September 06 De: RJ Membro nº: 45 Maker Preferido: Multimedia Fusion Especialidade Maker: Programador |
Vou baixar!
Pelas imagens, cara, ta perfeito, e se foi você quem fez deve estar a nivel profissional, impressionante. Quando eu terminar de baixar digo mais tecnicamente o que eu achei. -------------------- Projeto: Guest - O Visitante
Recomeçando tudo Vamos ver se vai dar tudo certo agora |
|
|
|
Nov 18 2008, 08:39 PM
|
|
![]() Pizza Da Casa ![]() Grupo: VIP Posts: 1,316 Registrado: 17-September 06 De: 70°33'11.35"N 40°12'36.21"W Membro nº: 43 Especialidade Maker: Sonoplasta |
Eba, você e o Seven qnd se juntam fazem ótimos jogos (pelo o q já pude ver de vocês)
Vou esperar esse período negro (provas) passar para baixar e jogá-lo, então comentarei ^^/ -------------------- ![]() |
|
|
|
| Perdido |
Nov 18 2008, 08:43 PM
|
|
Visitante |
Eu também vou baixar, depois comento e ganho 1 posts! Droga, já baixei ¬¬'
Bom, não tem o que falar do jogo, execução perfeita, mas lembrei imediatamente daqueles filmes com esse tema que passam na globo, e que eu nunca assisto porque são... chatos -.-' Acho que ficaria mais legal os caras estivessem numa ilha, ou se achar isso muito "lost", terem feito com um tema de terror... ia gostar mais de jogar... isso pra jogos originais, porque eu to louco pra jogar star wars com esses gráficos 7! - as mortes estão realmente frustrantes, acho que seria melhor salvar o jogo a cada tela. - o oxigênio é uma idéia legal, mas não funcionou direito aqui (ou eu não joguei o suficiente?). Abaixando ele recarrega super rápido. - eu sei que é um jogo, mas ficou meio absurdo essa historia do cara cair essas telas! XD Era melhor ele cair uma tela, ficar machucado e eu, digo o jogador, ter que descer para buscar ajuda (kit médico, helicóptero, sei lá). - não poder correr me deixou impaciente! Errr, nossa, só to falando mal! Mas isso é porque eu gostei! Sério! Sempre queremos que os bons fiquem melhores! Parabéns pelo 2 lugar! |
|
|
|
Nov 18 2008, 08:48 PM
|
|
|
Recém Chegado ![]() Grupo: Membros Posts: 35 Registrado: 24-November 07 Membro nº: 925 Maker Preferido: Multimidia Fusion 2 Especialidade Maker: Spriter |
BH a capital mundial do Galo
Vou baixar pra ver, só pelas fotos ja me deixa muito animado =D -------------------- ![]() |
|
|
|
Nov 18 2008, 09:42 PM
|
|
![]() Plóft! ![]() Grupo: Webmaster Posts: 922 Registrado: 13-August 06 De: Curitiba - PR Membro nº: 6 Maker Preferido: Game Maker Especialidade Maker: Programador |
Pessoal, por favor, não postem apenas para dizer que irão baixar o game. Essa seção é para avaliação do projeto, não para saber se vc vai fazer o download ou não.
--- Quanto ao jogo, era de se esperar algo bom vindo de vcs, mas é claro que como todo jogo, Tensão Abaixo de Zero tem seus defeitinhos. Bom, a primeira coisa a se comentar é a parte gráfica, que está excelente, os sprites em geral tem uma animação perfeita, e os tiles e background seguem a qualidade. O título da tela inicial já não me agradou, parece não se encaixar com o resto do cenário e as manchas de sangue que surgem na tela ao morrer também me pareceram feitas sem nenhuma preocupação... apenas detalhes Outro ponto de destaque é a parte sonora, deixa um clima incrível e se encaixa perfeitamente ao jogo. O som de vento combinado com aqueletoquezinho ao mudar de tela dão a sensação tensa que o jogo propõe. Mas nem tudo é uma maravilha, e os erros começam exatamente na execução geral do jogo. A dificuldade é um pouco elevada demais em certas partes e quando seu personagem morre pela terceira vez na mesma tela isso começa a ser frustrante. A movimentação é excelente, colisões bem programadas e o sistema de oxigênio, apesar de não tão bem aplicado, da uma tom a mais no jogo. A parte falha fica no sistema de "telas", onde só em algumas o jogo é gravado e se vc morrer em outra(o que é muito provável) terá que repetir tudo que já havia feito, o que pode começar a incomodar devido a velocidade do movimento do personagem. O sistema de oxigênio é algo que poderia ser fundamental no jogo, mas acaba se mostrando dispensável. É gasto muito rapidamente, assim como abaixar o faz voltar em um instante. O que poderia ser o principal ponto estratégico do jogo serviu apenas como um fator colaborativo para suas quedas durante a partida. Resumidamente Tensão Abaixo de Zero apresenta uma parte técnica impressionante, mas peca no que mais mais (pelo menos para mim) importa em um jogo: a diversão. Se não fosse as consecutivas mortes e o dispensável oxigênio, este jogo poderia receber uma nota maior. Minha avaliação: 7/10 --- Obs.: Vale lembrar que este jogo está a frente do que se vê aqui pela BRMaker e decidi avalia-lo a nível de outros grandes projetos independentes e não apenas mais um joguinho de nossa galeria. Sem desmerecer o trabalho dos outros desenvolvedores, mas tomem esse projeto como inspiração. flw..................... -------------------- Bla Bla Bla |
|
|
|
Nov 18 2008, 09:44 PM
|
|
![]() Novato ![]() ![]() Grupo: Membros Posts: 149 Registrado: 1-January 07 Membro nº: 207 Especialidade Maker: Programador |
Eu também vou baixar, depois comento e ganho 1 posts! Droga, já baixei ¬¬' Bom, não tem o que falar do jogo, execução perfeita, mas lembrei imediatamente daqueles filmes com esse tema que passam na globo, e que eu nunca assisto porque são... chatos -.-' Acho que ficaria mais legal os caras estivessem numa ilha, ou se achar isso muito "lost", terem feito com um tema de terror... ia gostar mais de jogar... isso pra jogos originais, porque eu to louco pra jogar star wars com esses gráficos 7! - as mortes estão realmente frustrantes, acho que seria melhor salvar o jogo a cada tela. - o oxigênio é uma idéia legal, mas não funcionou direito aqui (ou eu não joguei o suficiente?). Abaixando ele recarrega super rápido. - eu sei que é um jogo, mas ficou meio absurdo essa historia do cara cair essas telas! XD Era melhor ele cair uma tela, ficar machucado e eu, digo o jogador, ter que descer para buscar ajuda (kit médico, helicóptero, sei lá). - não poder correr me deixou impaciente! Errr, nossa, só to falando mal! Mas isso é porque eu gostei! Sério! Sempre queremos que os bons fiquem melhores! Parabéns pelo 2 lugar! Mas você tem razão! Eu sei que o jogo tem coisas frustrantes. É o preço que se paga quando se tenta (e não dá certo) fazer um jogo diferente. Eu acho que Tensão Abaixo de Zero é divertido para apenas alguns poucos gamers bastante pacientes e calculistas. Não é um jogo de ação, por isso a falta do pulo e de outras habilidades (apesar do personagem poder sim correr! bastante apertar dois pra frente), é um jogo de desafios, quase que um puzzle de elementos do cenário. Infelizmente, a gente não teve tanta criatividade pra criar uma quantidade boa desafios inteligentes e diversificados, então tem muitos obstáculos repetidos. O Seven também me falou que ficou "meio absurdo essa historia do cara cair essas telas!". Mas sei lá, nenhum jogo é realista! De certa forma a gente tem que fazer a história encaixar na jogabilidade, ou vice-versa. Tem vários checkpoints na fase pra não deixar as mortes mais frustrantes ainda, mas espero que vc consiga zerar. A fase tem partes aleatórias: cada vez que vc abre o jogo é uma fase "diferente". QUOTE Resumidamente Tensão Abaixo de Zero apresenta uma parte técnica impressionante, mas peca no que mais mais (pelo menos para mim) importa em um jogo: a diversão. Engraçado, o Seven falou exatamente essa mesma frase, mas sobre um outro jogo... Vou anotar que da próxima vez quero pedir pra muita gente testar o jogo porque eu realmente fiz esse pensando: "vou fazer um jogo fácil, tranquilão de jogar". Pergunta: a tela cheia funcionou com vocês? Este post foi editado por STALTZ: Nov 18 2008, 09:50 PM -------------------- |
|
|
|
Nov 18 2008, 10:06 PM
|
|
![]() Plóft! ![]() Grupo: Webmaster Posts: 922 Registrado: 13-August 06 De: Curitiba - PR Membro nº: 6 Maker Preferido: Game Maker Especialidade Maker: Programador |
Pergunta: a tela cheia funcionou com vocês? Tinha esquecido de comentar isso Comigo não funcionou, o programa fecha. E outra coisa que eu havia esquecido: parabéns pelo excelente trabalho de vcs nesse jogo. flw.............. -------------------- Bla Bla Bla |
|
|
|
Nov 18 2008, 10:17 PM
|
|
Comigo não funcionou, o programa fecha. Era o que eu suspeitava. Parece que a tela cheia só funcionou em metade dos computadores que eu observei. Isso significa que eu aprendi a lição: da próxima vez não vou usar resoluções não convencionais (esse é 400x300 =p). Vou preferir mandar um 640x480 (ou 800x600) em tela cheia, e qualquer resolução em modo janela. Nunca mais 400x300 ou 520x340 em tela cheia. Nunca mais. E outra coisa que eu havia esquecido: parabéns pelo excelente trabalho de vcs nesse jogo. Valeu =) Eu sei que não ficou divertido, porque saímos da tangente tentando fazer uma coisa inusitada. Por outro lado, o jogo que ficou em 1º lugar no festival fez algo extremamente batido: um mario kart 64 com os personagens trocados por lesmas. Literalmente. -------------------- |
|
|
|
Nov 18 2008, 10:49 PM
|
|
![]() Recém Chegado ![]() Grupo: Membros Posts: 48 Registrado: 29-November 07 Membro nº: 937 Maker Preferido: Game Maker Especialidade Maker: Programador |
Bom de primeira gráficos muito bons! Sons simplismente perfeitos. Jogabilidade boa:
Algumas coisas que particularmente não gostei: Dificuldade alta, deveria ter um modo de salvar onde eu quisesse, os checkpoints estão distantes! Quando você corre ele perde oxigênio muito rápido o que praticamente te obriga a andar, que é muito lento. Quanto à questão da dificuldade poderia ser assim mais pro fim, começar mais sossegado, fácil. Fora isso, muito bom! Está de parabéns! Pergunta: a tela cheia funcionou com vocês? a tela cheia não funcionou comigo! |
|
|
|
Nov 18 2008, 10:54 PM
|
|
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Grupo: Administrador Posts: 853 Registrado: 24-May 07 De: Mundo Novo - MS Membro nº: 594 Maker Preferido: Multimedia Fusion 2 Especialidade Maker: Programador |
Cara, realmente muito bom! Lógico que nenhum jogo é perfeito, e sempre possui prós e contras =p Gostei muito dos gráficos e da trilha sonora, se vê que foram muito bem trabalhados. A programação também ficou ótima, movimentação bacana, apesar do pulo fazer falta xD
Mas achei que voltar pra tela de início toda vez que morre é meio cansativo, ainda mais pelo fato da transição ser meio lenta. Também acho que a altura das quedas que ele consegue resistir poderia ser maior. E não consegui fazer mais nada depois que peguei a escada, pra direita caio e morro, e pra esquerda também, preciso de um detonado o,o Mas é isso aí cara, realmente ele tem um nível profissional, é um jogo que deve ser seguido como exemplo pro pessoal aqui do fórum Off: você manja, aprendi bagarai com suas matérias (Y) flw.......... -------------------- Meus tutoriais:
Carregando objetos Como empurrar objetos Criando Um Check Point Criando Um Menu Criando Um Sistema De Pause Personalizado Iniciando na Inteligência Artificial Movimento de 360º Pulo duplo Usando Collision Mask do MMF2 Minhas engines: Criando uma linha entre dois pontos Movimento Custom Do Mascara Movimento Custom Simples FAQ - Multimedia Fusion 2 |
|
|
|
Nov 18 2008, 11:31 PM
|
|
E não consegui fazer mais nada depois que peguei a escada, pra direita caio e morro, e pra esquerda também, preciso de um detonado o,o Tenta cair pela esquerda mesmo, com 100 oxigênio. Essa parte era pra ser tipo: "vai com fé que dá certo" XDDDD Outras curiosidades: Muitos efeitos sonoros foram feitos caseiramente. O Seven usou lixo de papel pra fazer os sons de passo na neve, sei lá como ele fez som de machado na parede, e eu quebrei canetas bic pra fazer o som de osso quebrando quando o personagem cai do alto. E o jogo tem 3 easter eggs altamente escondidos. Tão escondidos que eu acho que ninguém tem paciência pra procurar. Este post foi editado por STALTZ: Nov 18 2008, 11:35 PM -------------------- |
|
|
|
Nov 19 2008, 09:41 AM
|
|
![]() Membro Junior ![]() ![]() ![]() Grupo: Membros Posts: 206 Registrado: 6-July 07 De: Ali ó Membro nº: 644 Maker Preferido: MMF2 Especialidade Maker: Spriter |
Gostei do jogo =) por ser dificil mesmo, um desafio de vez em quando faz bem. Só achei meio curto, terminei faltando 8min (5 min perdidos tentando descobrir o q faz quando pega a escada) e fiquei com sede de mais ;D
A trilha sonora ficou ótima, o que incomoda é morrer e ter que esperar uns 5 segundos pra recomeçar EDIT: Procurei os easter eggs mas n achei =/ até fiz o outro caminho (peguei a 2ª escada) mas não ganhei nada com isso Este post foi editado por Ails: Nov 19 2008, 10:01 AM -------------------- |
|
|
|
Nov 19 2008, 10:27 AM
|
|
Um deles:
-------------------- |
|
|
|
Nov 20 2008, 07:42 PM
|
|
![]() Membro Junior ![]() ![]() ![]() Grupo: Membros Posts: 206 Registrado: 6-July 07 De: Ali ó Membro nº: 644 Maker Preferido: MMF2 Especialidade Maker: Spriter |
Eu achei essa parte, mas...
![]() Aí eu me joguei no abismo =p -------------------- |
|
|
|
Nov 20 2008, 10:27 PM
|
|
|
Sênior ![]() Grupo: Moderadores Posts: 936 Registrado: 10-September 06 De: São Paulo - sp Membro nº: 33 Especialidade Maker: Level designer |
Eu gostei muito do prjeto e merece uma atenção mais específica, portanto joguei um tempinho aqui, pude perceber alguns detalhes que poderiam ser mudados:
Por outro lado, tem fatores que tornam o jogo extremamente profissional, o que me agradou mais foi: Eu queria parabenizar pelo projeto, pois até nos detalhes foi bem pensado, por exemplo o menu inicial, onde pode-se usar o mouse ou o teclado, é um pequeno detalhe, mas que mostra o quanto fazem este projeto (e os demais diga-se de passagem) com seriedade. Espero que mais projetos desse nível apareçam por aqui, claro, até como já citado pelo Hiper se não me engano, sem desmerecer nenhum outro projeto. Falta só um site para o projeto agora. (eu sempre falo isso, mas acho que deixa um ar mais de "preocupação com seu filho"). Ps: Quando disse filho falo do jogo. Este post foi editado por Koster: Nov 20 2008, 10:28 PM -------------------- Vou voltar a ativa no Twitter em breve, e arrumar meu Delicious, comprar um microfone para usar o Skype e organizar os contatos no MSN. Vida social é horrível quando você vive na bagunça!
|
|
|
|
Nov 21 2008, 10:25 AM
|
|
Oi Koster!
É, em geral o pessoal que jogou o jogo percebeu as mesmas coisas que você percebeu. Parece que realmente esses aspectos (arte boa, mas jogabilidade frustrante pelas múltiplas punições) são o que caracterizam o tensão abaixo de zero. Eu só não entendi o que você não gostou do logo. O sangue não combinou? Poderia explicar melhor? Eu pensei em fazer um site básico só com informações gerais, downloads e screenshots. Talvez a gente faça isso. -------------------- |
|
|
|
Nov 21 2008, 09:54 PM
|
|
|
Sênior ![]() Grupo: Moderadores Posts: 936 Registrado: 10-September 06 De: São Paulo - sp Membro nº: 33 Especialidade Maker: Level designer |
O logo não combina nada com o jogo em si. Por mais que ser humano e sangue andam juntos, acho que não é o principal a se dar ênfase em um jogo que tenha neve. Pense em desenhos, filmes, enfim, mídia, referente a gelo, neve, você não vê sangue. Tem mais o que se colocar no logo do que sangue, como um "kit de primeiros socorros", "um daqueles abafadores de orelha" que se vê em seriados, o qual eu esqueci o nome, até mesmo neve. Não sei se fui claro, mas é dentro disso que falei do logo. Entretanto claro, pode-se entender por que o sangue.
Ps: desconsidere o sublinhado. Ah sim, o equilíbrio foi muito bem pensado, pois em um jogo deste, se não tiver "cartas na manga" você fica sem algo diferente, e foi bem colocado. Sobre diversão, não me dá vontade de jogar toda hora, mas já abri umas duas vezes depois do comentário, parece que mesmo "frustrante" se torna um desafio pessoal. De fato a diversão ficou um pouco em segundo plano. Eu não consigo abrir o jogo sem pensar em alguém em casa o criando, o que me impede de ser mais criterioso na avaliação. Parece que me emociono ao jogar e pensar em alguém que programou em C++. A sensação é diferente que um jogo feito em um maker. Este post foi editado por Koster: Nov 21 2008, 10:05 PM -------------------- Vou voltar a ativa no Twitter em breve, e arrumar meu Delicious, comprar um microfone para usar o Skype e organizar os contatos no MSN. Vida social é horrível quando você vive na bagunça!
|
|
|
|
Nov 21 2008, 10:11 PM
|
|
![]() Pizza Da Casa ![]() Grupo: VIP Posts: 1,316 Registrado: 17-September 06 De: 70°33'11.35"N 40°12'36.21"W Membro nº: 43 Especialidade Maker: Sonoplasta |
Well... não tenho muito o que comentar, já que todos já comentaram basicamente o que eu pensei sobre o jogo.
Muito interessante o jogo mesmo. Sabe uma coisa que poderia ter sido adicionada ao jogo? Pulo. Sim, o cara tem pouco O2 para fazer isso e seu equipamento é pesado, mas talvez um pulinho ajudasse no jogo, principalmente para evitar morrer quando você começa a cair. Realmente, às vezes vc aperta sem querer o botão para os lados e o personagem cai, o q é mega frustrante XD Eu gostei do realismo do jogo, a frustração de vc morrer de primeira e ter limite de O2 me agradou MUITO, só senti falta mesmo foi do pulo. o/ -------------------- ![]() |
|
|
|
Nov 21 2008, 11:48 PM
|
|
QUOTE O logo não combina nada com o jogo em si. Por mais que ser humano e sangue andam juntos, acho que não é o principal a se dar ênfase em um jogo que tenha neve. Pense em desenhos, filmes, enfim, mídia, referente a gelo, neve, você não vê sangue. Cara, estranho. Eu acho que combina perfeitamente. Primeira coisa: sangue e neve já estiveram juntos na mídia. Em "Limite Vertical" (um filme), por exemplo, tem uma hora que escaladores presos numa caverna usam um saco de sangue que estoura pra fora da caverna, criando uma mancha vermelha bastante chamativa para eles serem vistos pela equipe de resgate. E eu tenho quase certeza que sangue foi usado em outros jogos com neve (se não me engano, em Goldeneye 007).Além de dar um ótimo contraste de cor (vermelho forte com o branco suave), o sangue representa perigo, morte, emergência, enquanto a neve representa um ambiente frio, solitário, difícil de sobreviver. A união desses dois identifica exatamente o tema do jogo: tensão com frio. (originalmente o nome seria Cold Tension, até que encontramos uma tradução para português) Sem o sangue, não poderíamos transmitir emergência (que tem tudo a ver com o resgate), morte e perigo. QUOTE Sabe uma coisa que poderia ter sido adicionada ao jogo? Pulo. Pois é, essa foi uma das primeiras coisas que a gente considerou em colocar ou não. Acabamos decidindo em não colocar, por causa do realismo: não é muito fácil pular nesse ambiente com um piso afofado pela neve e sem muito oxigênio, sem contar que apenas pular verticalmente não ajudaria muito. Só depois é que eu fui reparar quão útil seria dar pulos em distância, por exemplo, pulo pra frente enquanto correndo pra agarrar numa parede mais longe. Mas o Seven não gostou dessa idéia, e eu só dei essa idéia no final do desenvolvimento. QUOTE Parece que me emociono ao jogar e pensar em alguém que programou em C++. Mas no fundo, é a mesma coisa. Ainda bem que eu aprendi a fazer jogos em makers, porque a idéia por trás do código C++ é bem semelhante à idéia do código em um maker. Mas em C++ você tem um controle muito maior de tudo que está acontecendo. Ou seja, se você não tiver o "jeitinho", o jogo vai ficar ruim. É como pintar um quadro: o resultado depende do artista. Só o C++ não significa nada. Este post foi editado por STALTZ: Nov 21 2008, 11:52 PM -------------------- |
|
|
|
![]() ![]() |
|
![]() |
Versão Simples Horário: 10th March 2010 - 07:58 AM |